quarta-feira, 10 de setembro de 2008

As Tecnologias da Informação e Comunicação no Novo Espaço Educacional



A partir da declaração de Bolonha, as mudanças no sistema de ensino, principalmente no campo das tecnologias se tornaram mais acentuada, e na medida em que a inserção das tecnologias na vida do ser humano ficou comum, essa necessidade se fez presente. Hoje, existem teóricos, professores, instituições, alunos, preocupados com o futuro do uso das tecnologias, dentro e fora do campo educacional.

Na rede de ensino superior as tecnologias já são parte fundamental para o ensino, aprendizagem e pesquisas, o que se discute há algum tempo é como fazer com que toda essa disponibilidade de informações e recursos tecnológicos melhore efetivamente o sistema de ensino. Há uma carência de profissionais qualificados para lidar com as tecnologias, que acaba a atravancando os avanços tecnológicos aplicados à educação.

Castro Filho e Waldomiro Marcondes discutem essas e outras questões relacionadas a educação, principalmente as dificuldades de fazer com que os conteúdos aliados a tecnologias se tornem tão ou mais interessante que em sua forma tradicional, tendo em vista que as informações podem ser acessados de forma atemporal e desterritorializada, facilitando imensamente esse acesso. Lembrando também do crescimento acelerado dos cursos EAD oferecidos nas instituições públicas e privadas por todo o pais, além de cursos diversos que acessamos e nos propomos a fazer todos os dias via Internet, Intranet, Videoconferência, além de outros, de que exige responsabilidade, comprometimento e estudos sérios em pesquisas para que a metodologia e o conteúdo alcance o fim desejado.

Existem os Centros de Recursos e Aprendizagem e Investigação (CRAIs), desenvolvidas principalmente nas universidades espanholas, que estuda as tecnologias voltada a área da educação, buscando envolver a motivação, a preparação de materiais didáticos, as avaliações, ao incentivo a aprendizagem autônoma, em busca de uma educação de troca, como centros de recursos de aprendizagem e investigação onde as contribuições e apreensões são lucrativas e de forma global, em prol de um ensino mais qualificado, competitivo e abrangente.

Paulo Freire disse que “a etapa mais importante do homem será a aquisição da consciência da consciência” e em plena explosão das tecnologias poderemos atingir essa etapa, lembrando que uma das principais vantagens do século XXI é poder contar com toda a tecnologia disponível para os mais diversos fins.

Dentro dessa idéia de permitir uma maior participação no processo de construção do conhecimento, existe uma pesquisa que aponta um dos estudos mais completos a respeito da tecnologia aplicada a educação que é a de Branson, que apresenta os paradigmas através de modelos tradicionais, modelos atuais e modelos futuros. Os alunos tradicionais são passivos, nos atuais passa a existir uma interação professor/ aluno e no modelo futuro teremos centros de informações que vai gerir conhecimento tanto para professores quanto para alunos, além de afirmar que em breve passaremos das salas de aula virtuais, para os campus virtuais.(http://nonio.uminho.pt/challenges/05comunicacoes/Tema8/02PauloAlves.pdf)
Seminário apresentado por Alesandra e Lucileide

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