sexta-feira, 19 de setembro de 2008

AS TECNOLOGIAS E A EDUCAÇÃO

AS TECNOLOGIAS E A EDUCAÇÃO


A exposição “Emoção Art.ficial 4.0 – emergência!” é surpreendente, reveladora e muito curiosa. Logo na entrada somos recepcionados por circuitos eletrônicos que parece nos encontrar e ficam felizes com a nossa presença e como somos seres solitários, é fácil afirmar que amamos atitudes como essa. Por ver os robôs como seres humanóides, como criaturas, as pessoas sentem o desejo de educá-los, é isso que se percebe quando observamos os robôs com luzes que nos foca e parece emitir um estado de alegria.
O ponto alto da exposição são os Spore, criados por Wright e Lucy Bradshaw. Eles desenvolveram os bichinhos para reproduzir brincadeiras cativantes, sem o uso da violência, de palavrões ou comportamento anti-sociais. O divertimento consiste em criar personagens e zelar pelo seu bem-estar, envolvendo a imaginação dos jogadores como principal objetivo.

Numa entrevista a veja Especial Tecnologia, os criadores explicam que o processo de criação é importante porque o criador tem uma sensação de posse sobre a criatura, passando a se importar com o que acontece. “Nessa criação você decide como vai ser a sua criatura, fruto da sua imaginação, criação e desejo”. A criação de bonecos agressivos e armados interfere na música do jogo, mostra que a reação é fruto da sua criação e assim vão evoluindo, “é importante mostrar a todos o quanto a vida pode ser diversificada e também o quanto ela é interdependente e tudo isso brincando, criando e usando a imaginação e a percepção”.
Na educação os alunos podem usar e imaginação para produzir desenhos, criar situação e histórias, a partir da observação e da produção, com o intuito de ensinar-lhes que nada é parado, estagnado, que tudo se move, assim como a vida, assim como a nossa imaginação, como nossas atitudes e ações.

Por toda a exposição a interatividade é a palavra de ordem, é preciso que os visitantes toque, participe, interaja e viva cada parte, cada novidade. Na educação essa é uma técnica muito importante, pois assim o aprendizado é feito sem imposições, de forma descontraída, gostosa e muito divertida.

Quando falamos em tecnologia é necessário lembrar que a fala humana, a escrita, as aulas, os livros, são frutos de pesquisas, de estudos e tudo isso é considerado tecnologia, assim podemos afirmar que a tecnologia já vem sendo usada na educação há muitos anos, mas por outro lado já adquirimos certa aversão a giz, apagador, quadro-negro e do formato antigo de aulas, mas quando falamos em tecnologia ligada a educação, pensamos logo em Internet, livro interativo e aulas extracurriculares, mas além da Internet que tem sido uma das ferramentas mais utilizadas, temos na maioria das escolas, inclusive na rede pública retroprojetores, telões, DVDs para transmissão de vídeos e palestras, e tudo isso já é parte da transformação pela qual as escolas vem passando ao longo dos anos.
O modelo tradicional de sala de aula está, assim como os nossos alunos, passando por uma transformação muito grande, lidamos hoje com alunos que trazem pra sala de aula novidades tecnológicas todos os dias, além da figura do professor que apesar de criticada é fundamental e ainda vai permanecer, com suas transformações e inovações, buscando conciliar novos tempos, com novos alunos e aprendizados diversos.

Segundo o professor Eduardo Campos, a tecnologia é algo intrinsecamente educacional nas tecnologias envolvidas. Explica que a expressão “Tecnologia na Educação” deixa aberta a possibilidade de que as tecnologias tenham sido inventadas para finalidades totalmente alheias à educação, quando na verdade elas são tão ligadas que fica difícil imaginar como a educação seria possível sem elas.

Fonte:
http://www.chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/tecned2.htm – Eduardo O.C.Campos é Professor Titular de Teoria do Conhecimento, Filosofia Política, Filosofia da Educação, e Tecnologia na Educação, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.
http://veja.abril.com.br/especiais/tecnologia_2008/p_064.html - Veja Especial Tecnologia.

2 comentários:

Tiago Malta disse...

achei seu blog sem quere muito legal mesmo não vou aprofundar no comentario pois cjheguei agora do trabalho e tou morto vou salvar nos favoritos e mais logo eu leio ele com mais calma , mas o que eu li ta show.

Enio MoraesJúnior disse...

Alê, vc têm talento como blogueira. Gostei muito do texto sobre tecnologias e das fotos com "ares" de cotidiano. Mas uma ponderação: dá uma revisada no conjunto dos textos. Parabéns!!!